20/07 - Presidente do SEEB Brasília diz que solução para combater ataques ao trabalhador é passa pelas eleições de 2018

Noticias | 20/07/2017 às 15:09:57 | por Administrador

O presidente do Sindicato dos Bancários de Brasília (SEEB-BSB), Eduardo Araújo, em sua palestra sobre Análise de Conjuntura Nacional ministrada no 25º Encontro Estadual dos Bancários de Rondônia, afirmou que o país atualmente passa por uma profunda crise econômica, política, social e moral, com medidas propostas e aprovadas que representam o maior ataque aos direitos do trabalhador brasileiro, e que os bancários - como categoria mais organizada do país - só vão combater este cenário com o debate mais aprofundado e com o processo eleitoral do próximo ano.

"Nas eleições de 2018 teremos a oportunidade de expulsar da vida pública estes deputados e senadores que votaram contra os trabalhadores, estes parlamentares que, juntos, formam o pior Congresso Nacional de todos os tempos. Nem conseguimos adentrar para dialogar com os parlamentares nesta Casa que deveria ser do povo e onde o cidadão pudesse se expressar. O que vemos é um cenário de total ataque aos direitos do trabalhador, com uma atuação tanto do Ministério da Fazenda, quanto do Banco Central, no sentido de reduzir nossas conquistas e implantar uma agenda liberal que prevê riscos gigantescos para a manutenção da nossa Convenção Coletiva, que celebra 25 anos em setembro. Temos um governo frágil - refém do sistema financeiro - um parlamento conservador, uma justiça parcial e uma mídia mercenária, ou seja, um conjunto que forma um cenário totalmente inóspito aos trabalhadores, com a mera finalidade de diminuir a força dos sindicatos que representam a resistência ao capitalismo financeiro", descreve.

Eduardo, que preside o sindicato onde estão sediados os dois maiores bancos públicos do país (Caixa e Banco do Brasil) e, portanto, um dois mais importantes no cenário nacional, aproveita para destacar a direção do Sindicato de Rondônia pela realização do 25º Encontro Estadual dos Bancários.

"Mesmo em que um ano onde a negociação da categoria já está pré-definida em suas questões econômicas, por conta do acordo bianual, a direção do Sindicato está de parabéns por conseguir, novamente, propor um encontro com o debate político mais profundo e, com isso, ampliar a discussão sobre os temas que atingem diretamente a vida do bancário, a exemplo destas reformas e leis danosas deste governo. O SEEB-RO é um dos sindicatos que se destaca no cenário nacional por conta de sua capacidade de organização e forte representatividade por conta de seu alto índice de filiação e, por isso, tem voz ativa nas discussões em todas as atividades do movimento sindical no cenário nacional", concluiu.

Fonte: SEEB-RO / Fetec-CUT/CN